sábado , 21 abril 2018

Cultura pela democracia

Comitê de Cultura em Defesa da democracia e de Lula é lançado em Recife

Na última terça-feira, 20, ocorreu o lançamento de mais um comitê em defesa da democracia e de Lula, no Recife. Desta vez, fazedores de cultura reunidos com lideranças petistas criaram o Comitê da Cultura pela Democracia e em defesa de Lula.

A reunião de criação foi realizada na sede da CUT/PE com ativistas da área da cultura que participaram dos diversos atos em defesa de Lula, desde a Caravana  Lula pelo Nordeste, às troças carnavalescas, a exemplo de O Sapo Barbudo. Conforme Teresa Huang, secretária de Cultura do PT Pernambuco, a proposta do Comitê é realizar atividades e atos culturais em defesa da democracia e de Lula.

Incialmente, deverão acompanhar o calendário de ações já encaminhadas pelas organizações que compõem a Frente Brasil Popular e depois criar um calendários próprio.

Na ocasião de sua criação foi lançado o Manifesto da Cultura em defesa da Democracia e de Lula.  Abaixo, o documento:

Nós fazedores de cultura, por vocação, lutadores sociais da democracia, pois sabemos que sem liberdade somos  tolhidos de nossa arte, vimos em público, mais uma vez, nos posicionar contra os ataques desferidos ao Estado de Direito, agravados nos últimos dias.

A direita golpista desse país promove uma perseguição perversa, mentirosa e letal a ativistas sociais importantes. Líderes camponeses, artistas, intelectuais e políticos de esquerda são vítimas que se acumulam a cada dia. Sem contar o “natural” e cotidiano extermínio com recorte de gênero e raça, que desassossega principalmente nossa periferia e que era denunciado pela vereadora Marielle Franco, covardemente calada, junto com Anderson Pedro, na última quarta feira, dia 14/03.

Esse Comitê, agora formado, sai em defesa da democracia e do Direito de Lula ser candidato, por saber que a tentativa espúria de prender o ex-presidente Lula, sem provas, tem conexão direta com a sobrevivência da democracia no nosso país.

O Povo quer Lula Livre!
Marielle Franco presente!
Anderson Pedro presente!
Recife, 20 de março de 2018