terça-feira , 21 novembro 2017

História

O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado. Em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), o PT surgiu com a necessidade depromover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o lí­der sindical, e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. E a primeira conquista veio com o reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoraldo PT como um partido político brasileiro, em 11 de fevereiro de 1982.

Desde então, o Partido vem disputando eleições e busca legitimar e consolidar a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Resultado desse empenho é a vitória nos pleitos para Presidente da República de 2002, 2006 e 2010. Eleitos democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram políticas públicas para combater a miséria e oferecer oportunidades para o povo brasileiro. Hoje, mais de 22 milhções de cidadãos superaram a extrema pobreza.

Nas últimas eleições, em 2010, o PT conquistou quatro governos estaduais: Rio Grande do Sul, Bahia, Acre, Sergipe e o Distrito Federal. O Partido também conta, no Congresso Nacional, com uma bancada de 12 senadores e de 89 deputados federais. Em todo o País, são 149 deputados estaduais, 635 prefeitos, 604 vice-prefeitos e 5.191 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2012.

Com mais de um milhão e setecentos mil filiados em todo o País, o PT está organizado em mais de cinco mil municí­pios brasileiros. É o único partido no Brasil que realiza eleições diretas para todos os cargos da direção partidária, em todos os ní­veis – municipal, estadual e federal – através do Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorre a cada quatro anos.

Próximo Anterior
1980 | O PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida dos trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

PT 1980

1984 | Defensor do socialismo democrático, o PT foi fundamental na mobilização social conhecida como Diretas Já, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes foram alguns dos protagonistas do movimento.

PT 1984

1988 | A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas.

PT 1988

2003 | Primeiro presidente eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional.

PT 2003

2011 | Com a eleição de Dilma, tem iní­cio um novo perí­odo político marcado pela superação do neoliberalismo e pela possibilidade de consolidação de um novo projeto para o Brasil, com o aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula.

PT 2011

2015 | Com a recondução de Dilma à Presidência, a fórmula exitosa que combina crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento sustentável está garantida. O país caminha rumo à ampliação do acesso da população à educação para tornar-se, definitivamente, a “Pátria Educadora”.

PT 2015

Próximo Anterior