terça-feira , 21 novembro 2017
Lula em Morada Nova Ceará

Caravana Lula pelo Brasil

Lula volta com Caravana ao Sertão de Pernambuco

Para o sertanejo a expectativa da visita de Lula é grande. A localidade está atravessando “cinco anos de estiagem, de seca, mas o homem do campo está conseguindo sobreviver sem passar por necessidades graças aos programas sociais que vão ajudando o produtor a adquirir a sua condição de viver”, conforme relatou  prefeito de Granito

A Caravana Lula pelo Brasil chega no sertão pernambucano, nesta quinta-feira, 31, no município de Ouricuri, após passar por Recife, Ipojuca e Goiana nos últimos dias 24, 25 e 26.

Vindo agora do Ceará, a caminho do Piauí, Lula participa do ato “Pelo Semiárido, pelos direitos e por Lula”, coordenado pela Direção Estadual do PT e pelo Prefeito petista de Granito, João Bosco.

O Presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro, contatou o partido na região para mobilizar a participação dos petistas na atividade que contará com a participação de grupos de artistas e lideranças politicas locais. O ato acontece a partir da 15h, do dia 31, na Praça Voluntários da Pátria, no centro de Ouricuri.

Segundo o prefeito João Bosco, a expectativa da região com a presença do ex-presidente é grande. “Todo sertão Nordestino tem uma grande admiração por Lula, pelo que ele fez durante os anos de governo em prol das pessoas mais carentes”, disse o prefeito João Bosco. “Estamos passando por cinco anos de estiagem, de seca, mas o homem do campo está conseguindo sobreviver sem passar por necessidades graças aos programas sociais que vão ajudando o produtor a adquirir a sua condição de viver” concluiu.

Programas

De acordo com o gestor, programas como Garantia-Safra, programa de cisternas implementado por meio da Codevasf, poços artesianos, a Transposição do São Francisco e o Luz para Todos melhoraram a qualidade de vida das pessoas do campo. O Garantia-Safra já beneficiou mais de 40 mil agricultores familiares nas gestões petistas, em diversos municípios do Nordeste.

Outro programa importante mencionado por João Bosco foi o Caminho da Escola. A inciativa foi responsável por destinar diversos ônibus aos municípios, para que as pessoas tivessem acesso ao ensino, tantos nos Institutos Federais quanto nas Universidades que foram construídas.

Máquinas com Caçambão, motoniveladora e retroescavadeira, além de caminhões-pipa, entre outras equipamentos encaminhadas pelo Governos do PT aos municípios, deram oportunidade de muitas das cidades construírem barreiros na zona rural e de manter as estradas em boas condições de trafegar, explicou o prefeito do polo gesseiro. “Anteriormente os municípios não dispunham destas condições”, destacou Bosco.

A viagem do ex- Lula entre agosto e setembro é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

A Caravana Lula Pelo Brasil visa contribuir para dar visibilidade ao legado social e econômico dos governos do PT. A iniciativa conta com a participação da Fundação Perseu Abramo, que lançou recentemente o Programa Brasil em Movimento, com o objetivo de elaborar uma estratégia para o futuro do país.

Serviço
Ato pelo Semiárido, pelos Direitos e por Lula
Quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Horário: 15h
Local: Praça Voluntários do Pátria
Ouricuri – Pernambucou

Foto: Lula em Morada Nova, Ceará. Ricardo Stuckert