terça-feira , 21 novembro 2017

O VI Congresso estadual do PT e a juventude

Por Flavia Helen e Raísa Rabelo *

No próximo dia 19 iniciará o congresso estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Pernambuco. Momento que reunirá a militância petista para discutir nosso programa e ação para os próximos dois anos, como também o de eleger a nova direção estadual, assim como a delegação para o Congresso Nacional do Partido, que ocorrerá no início de junho.

O Congresso ocorre em um dos momentos mais difíceis. Estamos em um estado de exceção, um dos nossos principais líderes sofrendo ataques midiático diariamente e o direitos dos trabalhadores sendo atacados pela burguesia e seu antro de golpistas.

Isso exige que organizemos um grande congresso, capaz de organizar o PT para dar conta de construir e conduzir uma frente de esquerda em Pernambuco, que reúna os amplos setores progressistas do estado em torno da defesa da democracia e dos direitos, intensificando o combate pela não retirada de garantias fundamentais conquistadas através de lutas no decorrer dos anos. E que luta pelo restabelecimento da democracia.

Isso só será possível fazendo um balanço acertado de nossa trajetória no estado, críticas e autocríticas e reorganizando nossa estratégia, além de um programa a fim de construir um PT forte, socialista e de massas no estado.

Sendo assim, a juventude PTista precisa desempenhar um papel fundamental nesse congresso, se apropriando e contribuindo no debate conjuntural, organizativo e de estratégia do PT. Precisamos levantar a bandeira da renovação, da autonomia da juventude, no partido dos trabalhadores, uma grande frente de massas para atrairmos mais jovens para as fileiras ptistas no estado.

É chegado a hora de voltarmos a ser uma alternativa para os trabalhadores e estudantes pernambucanos. Uma trincheira de luta e resistência, impulsionados pelos centenas de jovens que ocuparam suas escolas e universidade no estado.

Que sejamos protagonistas no debate interno, para renovar o PT, a política e a esquerda.
Todos/as ao congresso! Por um PT socialista, jovem e de massas!
Em defesa do PT, do fora temer e diretas já!

Ocupa Tudo!

*Flavia Hellen, diretora da UEP, militante da JPT-PE e do Movimento Mudança.
*Raísa Rabelo, militante da JPT-PE e integrante do Podemos.