terça-feira , 21 agosto 2018
elasporelas 5

Lançamento

Projeto feminista Elas por Elas é lançado no PT Pernambuco

Iniciativa petista tem lançamento, no estado, previsto para a próxima quinta (14), na sede do partido

 Recife, junho de 2018 – O projeto Elas por Elas, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, será lançado em Pernambuco na próxima quinta-feira (14), na sede do PT (Rua Gouvêia de Barros, 124, Santo Amaro), a partir das 18h. A iniciativa feminista tem o intuito de impulsionar a participação e a representatividade de mulheres em espaços políticos, dentro e fora do partido. Na ocasião do lançamento, o Elas por Elas irá reunir lideranças petistas locais e nacionais, além da presença das pré-candidatas do partido aos cargos legislativo e executivo nas eleições de 2018.

Pesquisa inédita divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) este ano, a “Estatísticas de gênero – Indicadores sociais das mulheres no Brasil” seguiu critérios da Organização das Nações Unidas (ONU) e revelou que o Brasil possui apenas 10% de parlamentares mulheres e 16% de senadoras. Em um total de 192 países analisados, o Brasil está na posição 152 no quesito representatividade feminina nos espaços políticos, atrás de nações como Senegal, Equador e Etiópia. O baixo desempenho brasileiro na paridade de gênero só reforça o fato de que ainda há muito a se fazer.

Nesse sentido, o Elas por Elas vem como uma resposta à extrema desigualdade de gênero instalada no país. O projeto foi inaugurado nacionalmente em abril, em Curitiba, com a presença de lideranças políticas como a senadora e presidenta do partido, Gleisi Hoffman, e a presidenta eleita Dilma Rousseff. A iniciativa já foi lançada em diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Acre e Rio Grande do Sul.

“O Elas por Elas é um projeto de iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT e tem como objetivo formar mulheres que vão concorrer ao executivo e legislativo nas eleições de 2018”, explica a secretária de Mulheres do PT-Pernambuco, Suely Oliveira. Para ela, é fundamental que as candidatas defendam pautas consoantes com um “feminismo popular e socialista”. “A gente precisa de mulheres que nos representem enquanto antirracistas, defensoras da população LGBT e que estejam com a gente na luta. Porque, para o PT, representatividade importa”, avalia a secretária.

O partido tem um histórico de promoção à igualdade de gênero, e o Elas por Elas só vem reforçar  esta tendência do PT de aumentar ainda mais a representatividade feminina. “Somos o único partido que garante paridade de gênero nos espaços internos de decisão”, lembra Raísa Rabelo, assessora política do projeto do estado. E continua: “há um imenso problema, não por falta de vontade das mulheres de ocuparem os espaços da política e de poder, mas também por falta de apoio partidário”. Por isso, ela entende que o Elas por Elas representa mais um avanço e um instrumento de compromisso do PT para com as candidaturas de mulheres.

Aline Fagundes, coordenadora do projeto em Pernambuco, enumera as atribuições do Elas por Elas: “O incentivo precisa passar por questões de orientação, formação, comunicação, marketing e informações jurídicas”. O primeiro momento do projeto compreende a formação das pré-candidatas, no sentido de dar apoio institucional a elas. Posteriormente, no período de campanha, propriamente, haverá orientação com profissionais do direito e da contabilidade para dar sustentação a essas candidaturas.

Serviço Lançamento do Elas por Elas – Pernambuco
Onde: Sede do Partido dos Trabalhadores – Rua Gouvêia de Barros, 124, Santo Amaro, Recife-PE
Quando: Quinta-feira (14.06), a partir das 18h

Com redação da Secretária Estadual de Mulheres do PT