sábado , 20 janeiro 2018
cerimonia de transmissão de posse

CERIMÔNIA

Transmissão de posse da presidência do PT-PE destaca diálogo e unidade do partido

A reunião extraordinária do Diretório Estadual da última sexta (18), no auditório do Brum, no Centro de Convenções de Olinda, foi marcada pela solenidade da transmissão da posse da presidência do PT Pernambuco de Teresa Leitão para Bruno Ribeiro, fruto de acordo realizado nas eleições internas do partido.

Ao transmitir o posto, e assumir a então vice-presidência, antes ocupada pelo advogado Bruno Ribeiro, Teresa agradeceu pelo companheirismo, confiança e pela partilha das tarefas durante estes dois anos na gestão do PT PE. Reiterou, também, que: “o caminho do acordo, da pactuação foi, antes de tudo, uma escolha partidária, de defesa e de proteção do PT, como um instrumento essencial de afirmação e de construção do nosso projeto de sociedade”.

Conforme Ribeiro, esta transmissão da presidência estadual do PT teria um grande simbolismo para os petistas, ocorrendo numa reunião formal de Diretório Estadual, perante “os dirigentes da nossa instância máxima e que, desde as eleições do PED, reconstruíram um ambiente democrático, com o exercício cotidiano do diálogo, do respeito recíproco à nossa fundamental diversidade, de solidariedade nas dificuldades”, afirmou.

Bruno Ribeiro e Teresa Leitão
Pronunciamento de Bruno Ribeiro e Teresa Leitão durante a cerimônia de transmissão de posse.

 

O dirigente também pontuou a retomada da unidade do partido no estado: “Nesse tempo, dirigentes e forças políticas tornaram o PT ainda mais preparado para a disputa que está colocada e para vencer o ódio e a intolerância de nossos adversários”.

Destacou, ainda, o papel da presidenta Teresa Leitão nestes dois anos à frente da direção do partido: “Teresa exerceu um papel central na coordenação dessa bem sucedida obra, compartilhando com a Executiva e comigo cada informação e cada decisão. Das mais simples às mais estratégicas, tanto na política, como na administração partidária”.

Com dois anos de gestão pela frente e assumindo a presidência do PT PE às vésperas de um ano eleitoral, Ribeiro salienta que a perspectiva é continuar trabalhando para se levar adiante um debate de qualidade, focado nos interesses da sociedade e em discussões programáticas.


HOMENAGENS

Na cerimônia, o novo presidente do PT PE prestou homenagem a Pedro Eugênio, Manoel Santos e Bruno Maranhão, lideranças petistas que, juntamente com suas companheiras, Carminha, Socorro e Suzana, responsáveis por alguns dos pronunciamentos do evento, ajudaram a construir a história do partido junto das lutas sociais. “Essas memórias e esses exemplos estão encravados na minha vida e são referenciais que me sinto no dever de recordar e de homenagear (…). Foram muito importantes na consolidação das minhas escolhas, como cidadão, em advogar, nos últimos 25 anos, trabalhadores rurais, assalariados, agricultores e sem terras, trabalhadores da construção civil, a defesa de direitos humanos, algumas de suas entidades”, reiterou.

Na mesa de abertura, estiveram presentes, além de Humberto Costa, líder do PT no senado, de Teresa Leitão e do prefeito de Surubim Túlio Vieira (PT), Vívian Farias, Secretária Nacional de Coordenação Regional do partido e membro da Juventude petista e o novo Secretário Estadual de Juventude do PT, empossado na cerimônia, Pedro Henrique Alcântara.

Também compuseram a mesa, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), a vereadora Marília Arraes (PSB), o ministro da Agricultura no governo João Goulart, o ex-deputado Armando Monteiro Filho, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), o deputado federal Silvio Costa (PTB-PE), o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros e o coordenador regional do MST, Jayme Amorim.

Participaram, ainda, prefeitos e vereadores petistas, assim como coordenadores e coordenadoras dos setoriais e secretarias do partido.

Leia na íntegra os pronunciamentos de Teresa Leitão e Bruno Ribeiro